Centro de Convivência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

            O Centro de Convivência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ceconspes) surgiu em agosto de 2005 para atender a uma demanda das pessoas acima dos 55anos que já tinham se aposentado. Há alguns anos, envelhecer e se aposentar era sinônimo de ficar em casa, “à toa”, sem muitas opções ou perspectivas. Em virtude disso, muitos idosos acabavam sendo considerados inúteis, ficavam doentes, se sentindo solitário chegando até a entrar em depressão. Por isso, celebrar o Centro de Convivência é celebrar dezenas de vidas que são recuperadas da depressão e da solidão, por meio de novas amizades.

                        As comemorações  do Centro de Convivência não poderiam deixar de lado os agradecimentos ao Pai Eterno e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Afinal, é apenas pela fé e o amor de Deus que esta obra existe e é verdadeira fonte de alegria juventude para a alma de muitos idosos. Por isso, nesse período de celebração, eles puderam se confessar e ainda os enfermos e acamados receberam visitas e orações. Além disso, uma Missa em Ação de Graças pelo Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, Pe. Robson de oliveira, na Igreja Matriz de Campinas, em Goiânia.

            Recuperando vidas

            O Ceconspes oferece aos idosos a possibilidade de seguirem produtivos, mesmo depois da aposentadoria. Lá, eles desenvolvem novas habilidades com os cursos de crochê, pintura, flores e muitas outras opções. Além de praticar atividades físicas como hidroginástica, yoga e de ter acompanhamento médico com consulta, verificação da pressão arterial, fisioterapia, massagem e até excursões por pontos turísticos do Estado.

            As atividades oferecidas no Centro de Convivência são um meio para que os idosos consigam recuperar algo ainda mais valioso: a fé e a amizade. Joana Elias Guiliane frequenta o local há cinco anos. Para ela, é um “pedacinho do céu”. Ela conheceu o Centro de Convivência a convite de uma amiga e nunca mais deixou de ir: “Só não vou sábado e domingo porque é fechado”.

            A instituição conta com a ajuda de voluntários para ministrar os cursos e outras atividades oferecidas. Anézia Martins de Oliveira é voluntária no local desde a sua fundação e ensina crochê e bordado, mas também aproveita para participar das atividades. Para ela, o Ceconspes é um local onde ela aprende muito mais do que ensina, onde é possível exercitar a fé ajudando o próximo e sendo ajudado também. “Aqui é outra família que a gente tem, com as colegas e as irmãs”.

 

Centro de Convivência

Nossa Senhora Perpétuo Socorro

Endereço: Rua 607, nº525, Setor São José

Goiânia-GO – CEP: 74000-000

Telefone: (62) 3921-5518 – E-mail: margaridaaparecida-pe@outlook.com

Horário de funcionamento: 7h às  11h e 13h às 17h (segunda a sexta)

Número de assistidos: 180 pessoas – Público-alvo: Pessoas a partir dos 55 anos

Alimentação: 2 refeições diárias

Atividades: oficinas de pintura em tecido, crochê, bordado, artesanatos, hidroginástica, yoga, massagem, fisioterapia, acompanhamento médico.

 

  • Date
  • Categories
    No Category