“ Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, sonho sonhado  juntos, é sinal de solução”.

É inspirada nessa celebre frase de Dom Hélder Câmara,  que desenvolvemos com muita alegria um trabalho Social  no CENTRO SOCIAL REDENTORISTA  que a  20 anos de existência, vem sendo um sonho concretizado como promoção social para inúmeras famílias,  atendendo crianças, adolescentes  e mulheres. Esse Centro Social, popularmente conhecido Como “Casa da criança”.  Foi fundado no ano de 1992, por nosso querido Missionário Redentorista Irmão Sebastião Camargos. Este homem de Deus que sensibilizado com a realidade das crianças e adolescentes do Setor Pontakaiana no município de Trindade, sonhou  em desenvolver  no  local um projeto onde   pudesse acolher crianças e adolescentes, com o objetivo de  oferecer meios para um  desenvolvimento social e  humano na busca de melhorias para a comunidade.

 No decorrer desses 20 anos quantas sementes de esperanças semeadas, e quantos frutos colhidos na vida de centenas de crianças e famílias que com a Graça de Deus foram tão bem assistidos nesse espaço de construção de uma vida humana, fomentada na fé, solidariedade  e amor. Isso é confirmado quanto hoje acolhemos mães de família que com um brilho nos olhos, nos procuram para matricular seus filhos conosco, e dizem: “ Quando eu era criança fiquei muito tempo aqui, com tudo  era bom…”  Outras ainda dizem:  “ Quero  que meus filhos vivenciem o que eu vivenciei quando estive aqui ”. Outros depoimentos marcantes que ouvimos frequentemente  é:  “ hoje sou cabelereira e manicure graças a “casa da criança”. É gratificante percebermos que essa instituição foi e continua sendo  uma benção de Deus para aqueles e aquelas que direta ou indiretamente faz parte dessa história de lutas, conquista e realizações.

 Hoje atendemos 185 crianças e adolescentes que participam diariamente de atividades sócio-educativas, desenvolvidas por meios de diversas oficinas como: Pintura em tecido, aula de vilão, informática,futebol,coral,teatro,dança,judô, oficina de leitura e escrita , evangelização e algumas visitas a famílias do nosso setor, grupo de mulheres( trabalhando com o artesanato e auto estima),cultivo de horta e jardinagem .

 Sabemos  que toda semente semeado no hoje de nossa existência dará frutos, se for semeada e cultivada  com delicadeza e amor. Por isso pautamos nossa ação de trabalho por meio da Palavra de Deus. Pois acreditamos que é  necessário todos os dias  tornar vida encarnada o sonho de Deus  anunciado por seu Filho Jesus, quando Ele nos  diz: “ Que todos tenham vida, e a tenham em abundancia”.

 Com certeza foi esse o desejo do nosso querido irmão Sebastião Camargos, quando nesse pedaço de chão semeou   e cultivou o que hoje celebramos como  realidade vivida em  20 anos de existência de um Centro Social, onde acolhe e  promove tantas vidas em prool de uma sociedade mais justa. E sobretudo confirmando  que o Reino de Deus se concretiza em cada espaço onde promovemos  mais vida em favor dos pequeninos do nosso Deus.

 Por fim agradecemos a Deus é graças a Congregação dos Missionários Redentorista que ao longo desses anos tem apostado  nesse trabalho tão fecundo. Pois a  presença da mesma tem sido fundamental para o desenvolvimento desse trabalho, como mantenedores e  enviados de Deus a iluminar tantas pessoas. Acreditamos que o trabalho social, torna-se  uma ponte para a evangelização. Assim ação social e evangelização são duas realidades intrínsecas, inseparáveis e impactantes; essência do único projeto que pode transformar equilibradamente a sociedade:  O  Reino de Deus!

Centro Social Redentorista – CSR

Rua das Petúnias, Qd. 00, 76, Lt. 09/12, Setor Pontakayana  – Trindade – Go
CEP: 75.384-310 – Telefone: (62) 3294-5868
E-mail: csr.3296@gmail.com
Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta)
Numero de assistidos: 198, entre crianças e adultos
Público Alvo: crianças, entre 3 e 12 anos e adultos (Oficinas específicas)
Alimentação: 4 refeições diárias
Atividades: lúdico-pedagógicos, reforço escolar, dança, teatro, judô, bazar social, lazer, curso de informática e costura.
  • Date
  • Categories
    No Category