Escola Família Agrícola de Uirapuru

Criada há 12 anos, a Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau), hoje, é a possibilidade de vida melhor para cada um de seus alunos e familiares. A cada ano, novos projetos são implantados para que os alunos estejam sempre motivados e bem preparados. Em 2015, a educadora Ana Paula do Amaral iniciou a atividade de cultivo de hortaliças dentro da escola. O projeto deu certo e hoje já existem diversas hortaliças (alface, couve, repolho, rúcula, cenoura, mostarda, jiló, etc) que servem para o consumo próprio dos alunos e colaboradores do projeto.

            De acordo com Ana Paula, este projeto vai além de suprir as necessidades da escola. É uma forma de conscientizar e ensinar alternativas de uma agricultura sustentável. A chamada agroecologia é um novo jeito de utilizar os recursos naturais do cerrado sem agredir o meio ambiente, preservando água e utilizando fertilizantes naturais. “Os alunos são muito empenhados em aprender este novo jeito de fazer a agricultura, principalmente nesta região onde temos dificuldades de produção”, elogia a educadora.

            Neste ano a Efau consolida também a fruticultura seguindo esta mesma vertente da agroecologia. Atualmente, são produzidos mamão e banana, mas o objetivo é aumentar a produção e variedade de frutas. Além de atender a demanda da escola, este projeto atende a comunidade local. Parte das hortaliças, furtas, suínos e aves produzidos na escola, são comercializados na região.

            Colhendo frutos

            A Efau já tem conseguido ver o resultado deste trabalho de doação e dedicação, um dos exemplos é Marcos Vinicius da Silva Lima. Ele é recém-formado e já trabalha como técnico agropecuário. Para ele, a Efau sempre será uma referência: “Foi lá que aprendi a descobrir muitas coisas importantes, tanto para a vida profissional quanto para a pessoa”.

            Hoje, ele retribui seu aprendizado fornecendo assistência às famílias de assentamentos da reforma agrária. “A Efau é como uma segunda família, ela foi essencial para que eu conseguisse um emprego perto da minha casa recém-formado, saído da faculdade”.

 

Conhecendo a Efau

 

            Para atender aos objetivos pedagógicos da escola e também a necessidades da região, o calendário é alternado: os alunos moram no local durante 15 dias e depois passam15 dias em casa praticando e ensinando as técnicas que aprenderam. Durante os dias que estão em casa, eles recebem a visita de monitores capacitados para auxiliar na aprendizagem e no trabalho de cada um.

            Enquanto estão na escola os estudantes têm toda a estrutura necessária para dormir, se alimentar e estudar. Tudo oferecido de forma gratuita aos estudantes. Por isso, o trabalho depende da ajuda de voluntários e também de doações.

Escola Família Agrícola de Uirapuru (Efau)

Endereço: Fazenda Taquari, GO-156, Km-029, Escola Agrícola, Zona Rural – Uirapuru- Go

Telefone: (62) 8207-3133/ 8203-7740 – E-mail: secretariaefau@gmail.com

Horário de funcionamento: 7h às 22h (segunda a domingo)

 

  • Date
  • Categories
    No Category