Uma das maiores preocupações das famílias de baixa renda é ter onde deixar os filhos pequenos para irem trabalhar. Por isso, o trabalho do Centro Social Redentorista São Clemente se tornou um auxilio fundamental na vida das crianças assistidas e de suas famílias. Todas as atividades oferecidas no local contribuem para a saúde e o desenvolvimento físico e psicológico dos pequenos.

            O São Clemente se tornou uma Obra Social Redentorista no ano de 2014 e desde então os coordenadores do projeto, educadores sociais e demais colaboradores tem trabalhado para se aproximarem das famílias das crianças.

            De acordo com a educadora social Priscila Nunes, as crianças atendidas são muito carentes em diversos aspectos. Isso faz com que a colaboração dos pais, em casa, seja essencial no aprendizado e desenvolvimento da criança. “Para além das dificuldades financeiras dessas famílias, a carência afetiva é muito grande. Por isso é importante que os pais ofereçam este carinho, para que a criança cresça confiante e se desenvolva”, explica.

Participação da família

            De acordo com a educadora social Maria Antônia Lopes de Sousa, o Centro Social São Clemente começou a valorizar mais as reuniões com pais, que se tornaram um momento de formação também: “Nestas reuniões buscamos entender qual é a realidade dos pais, como a criança se comporta em casa, quais são as necessidades de cada um para podermos ajudar de formar eficiente”.

            Além disso, o Centro conta com o Grupo de Mulheres, com o objetivo de ensinar trabalhos artesanais como bordados e pinturas para as mulheres da comunidade. O curso é gratuito e ocorre uma vez ao mês, no período da manhã. Futuramente a ideia é desenvolver novos projetos para integrar ainda mais as famílias e as crianças com o trabalho no Centro Social.

            “Incentivamos os pais a serem voluntários aqui, até para conhecer melhor nosso trabalho. Alguns aceitaram e têm valorizado muito mais o nosso trabalho”, comemora Maria Antônia.

Valores

            O trabalho no Centro Social São Clemente vai muito além do apoio educacional. No local, as crianças aprendem desde cedo sobre a religiosidade, despertam a fé e a confiança no amor do Pai Eterno. A instituição é um lugar onde, além de aprender, as crianças têm a oportunidade de estabelecer laços de amizade e ter assistência médica e alimentação de forma adequada. Infelizmente a carência das crianças atendidas aqui é tão grande que eles não têm nem o que comer em casa.

            Outra necessidade das crianças são as roupas do dia-a-dia. No Centro Social, elas recebem o uniforme, porém, muitas delas não têm roupas e sapatos para usar em casa. Portanto, toda ajuda é bem-vinda. O Centro Social Redentorista São Clemente está aberto para receber a ajuda de voluntários (médicos, psicólogos, dentistas, professores) e também doações. Para ajudar, é só entrar em contato com a instituição.

Centro Social Redentorista São Clemente

Endereço: Rua Maria Santos Torrano, Qd. 20, s/n,

Setor Mariápolis – Trindade-Go – CEP 74380-000

Telefone:  (62)9921-4119 / 3505-1340 – E-mail: saoclemente1340@gmail.com

Horário de funcionamento: 7h às 17h (segunda a sexta)

Numero de assistidos: 44 crianças – Público-alvo: Crianças de 2 a 6 anos

Alimentação: 4 refeições diárias

Atividades: pedagógicas, recreativas, nutricionais e assistência odontológica e psicológica.

 

  • Date
  • Categories
    No Category